quinta-feira, 21 de julho de 2011

Timon teve 3 milhões de procedimentos na saúde em 2010


Município de Timon realizou no ano passado 3 milhões de procedimentos na área de saúde, isso daria uma média de quase 300 mil procedimentos por mês, essa afirmação é do secretário Neiva Neto (Saúde), durante a inauguração das novas instalações do Caps Adulto, no Bairro São Benedito. Neto Neiva admitiu que ainda existissem dificuldades no setor, mas evidenciou o processo de transformação e avanços no município que hoje assume quase a totalidade do atendimento. <!--[if !vml]--><!--[endif]-->

As afirmações do secretário foram confirmadas pelo vereador Ivan do Saborear, que como morador de Timon e do bairro onde está instalado o Caps Ad, disse que nas administrações passadas os Postos de Saúde eram instalados em residências, e ele testemunhava os avanços que a prefeita Socorro Waquim proporcionou, não somente na área de saúde, mas em todos os setores da administração municipal. “Bairros inteiros foram calçados e outros estão recebendo o mesmo benefício. Aqui no São Benedito não temos o que reclamar”, disse Ivan.
Para o Deputado Federal Professor Sétimo (PMDB) “o que está sendo feito na cidade de Timon é um milagre, pois com somente 800 mil reais de recursos do fundo a fundo, a saúde está sendo mantida e seus programas nunca deixaram de funcionar”. O deputado faz coro junto aqueles que apelam para aprovação da Emenda 29, que significa a injeção de recursos para a saúde na ordem de 9 bilhões de reais. “Saúde se faz com investimentos, mas isso também significa mais impostos, com o fim da CPMF, muitos municípios estão à mingua”, afirmou Sétimo.
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->
A solução para que o município consiga investimentos para a saúde está sendo negociada em Brasília, já que o governo estadual não tem respondido à altura de suas necessidades dentro do terceiro município maranhense.
Desde a semana passada, a prefeita, o deputado e o secretário vêm mantendo encontros no Ministério da Saúde com técnicos e o próprio Ministro Alexandre Padilha, apresentando dados e números que afirmam a necessidade urgente da liberação de recursos. A prefeita Socorro Waquim diante do diagnóstico apresentado ao ministro fará ainda esta semana a defesa oral para técnicos do Ministério na busca de mais recursos para o município.
A prefeita reafirmou que o município trabalha com recursos na ordem de 800 mil reais do fundo a fundo, mas deixou bem claro que não está falando dos recursos de programas. Com base na decisão da conferência da saúde realizada recentemente, ela cobrou: “fazer saúde é uma questão de investimento público. Tudo custa caro, medicação, manutenção e outros. Vamos oferecer mais capacitação para melhor atender a população. Hoje atendemos a 95 por cento, não faltam profissionais nos hospitais. O sistema funciona e funciona bem. Estive com a governadora ontem (18), e em nome dos 15 municípios cobrei atendimento do governo estadual”, informou a prefeita.

Novas instalações do Caps vão atender ainda mais 


O Caps Ad do bairro São Benedito possui 4 mil pessoas cadastradas e 1200 atendimento mês. Nove profissionais entre psicólogos, psiquiatras e clínico geral farão o atendimento, além da estrutura que já existia mais foi amplamente reformado, o Caps terá duas salas de repouso para homens e mulheres.
A prefeita cobrou dos profissionais e de todos que já trabalham no Caps um atendimento humanizado, de doação, de atenção “pois somente assim, cuidar das pessoas com humildade e carinho é que se consegue a reabilitação para que eles retornem ao convívio com suas famílias e sociedade”.
O deputado federal Professor Sétimo afirmou que o governo da prefeita Socorro Waquim tem compromissos assumidos com a saúde e educação de qualidade: “estamos construindo a quinta creche em Timon. Investindo em crianças de 3 anos de idade é investir na qualidade de ensino e saúde das pessoas está na mente, pois mente ocupada é mente sadia”, disse.

Vereador quer CPI para investigar sindicato


O vereador Ivan do Saborear sugeriu ao presidente da Câmara Tales Waquim que, logo no retorno das atividades, que se abre uma CPI para investigar do Sinterpum. Segundo Ivan o sindicato arrecada muito dinheiro dos professores, mas até hoje não construiu uma sede, um clube ou área de lazer para seus associados.

Fonte: Portal Az - Blog do Ribinha

Notícias Mais Visualizadas