quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PEC garante reeleição de Mesa Diretora da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 7/2010, que permite a reeleição dos membros da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, foi aprovada em primeiro turno, nesta quinta-feira (9), por 28 dos 30 parlamentares presentes à sessão.
Doze deputados estavam ausentes da sessão. O deputado Chico Gomes (DEM) se encontrava presente, mas se absteve de votar.
A PEC, que é de autoria do deputado Tatá Milhomem (DEM), aguardará mais três sessões e somente na quinta-feira (16) poderá ser votada em definitivo no plenário da Assembléia Legislativa. Assim como no 1º turno, serão necessários 25 parlamentares para a aprovação.
Se a aprovação da PEC for confirmada em segundo turno, estará resgatado o instituto da reeleição para todos os membros da Mesa Diretora, inclusive a do próximo presidente da Casa.
O 25º voto, que definiu a votação, foi justamente do deputado imberbe Rubens Pereira Júnior (PCdoB). Chamou a atenção a “ausência” dos deputados Joaquim Haickel, Jura Filho (PMDB) e Max Barros (DEM). Max apareceu no plenário após a votação sem terno
Joaquim estava na sessão, mas deixou o Plenário no momento da votação. Ele ficou no comitê de imprensa e desabafou aos jornalistas. O deputado assinou o projeto da volta da reeleição.  
“Eu não vou votar. Tenho posição. Coerência é só para alguns, não é para todos. Se vocês estão pensando ser fácil manter a coerência, não é não. É difícil se manter coerente. E um sou político. Quando assinei a proposta 28 deputados já tinham assinado”, justificou Joaquim aos jornalistas. Em 2003, ele encabeçou o movimento pelo fim da reeleição.  
O único voto contrário foi da deputada Helena Heluy (PT). “Lamento divergir. Não tenho elementos para mudar meu posicionamento desde 2003″, justificou.  
O deputado Alberto Franco (PMDB) chegou atrasado por causa de um acidente de trânsito, mas declarou aprovar a proposta. Mesmo presente, Chico Gomes (DEM) registrou seu voto como “abstenção”.  
Veja como foi a votação:  

A favor: Afonso Manoel, Antonio Bacelar, Antonio Pereira, Camilo Figueiredo, Carlinhos Amorim Tatá Milhomem, Carlos Braide, Carlos Filho, César Pires, Chico Leitoa, Fátima Vieira, Fufuca Dantas, Gardência Castelo, Graça Paz, Irmão Carlos, Hélio Soares, João Batista, José Lima, Nonato Aragão, Paulo Neto, Pavão Filho, Penaldon Jorge, Raimundo Cutrim, Ricardo Murad, Rubens Pereira Júnior, Stênio Rezende, Victor Mendes.  

Ausentes: Alberto Franco, Arnaldo Melo, Cleide Coutinho, Domingos Paz, Edivaldo Holanda, Eliziane Gama, Francisco Gomes, Joaquim Haickel, Jura Filho, Marcelo Tavares, Marcos Caldas, Max Barros e Valdinar Barros. 

Contra: Helena Heluy.

Fonte: Portal A.L.E-MA/ Blog do Décio

Notícias Mais Visualizadas