quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CARGA TRIBUTÁRIA EM 2009 CAI PELA PRIMEIRA VEZ EM TRÊS ANOS

BRASÍLIA – A carga tributária brasileira em 2009 atingiu o montante de 33,58% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a primeira queda desde 2006, quando foi registrado 33,4%. De acordo com dados divulgados pela Receita Federal nesta quinta-feira, no ano passado os brasileiros pagaram um total de R$ 1,055 trilhão em impostos.
De acordo com a Receita, os fatores que contribuíram com o resultado foram: a crise internacional, que diminuiu a demanda de outros países por produtos brasileiros, o que afetou as exportações, a restrição ao crédito interno também afetou a arrecadação tributária, já que impactou a demanda interna, a retirada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de vários produtos, como carros, eletrodomésticos e materiais de construção também afetaram a arrecadação no ano passado.
Com o resultado, a carga tributária brasileira ficou abaixo da média dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foi de 35,1%, mas ainda é maior do que a de países como a Suíça (29,4%) e o Canadá (32,2%).
Fonte: Luciana Cobucci, Portal Terra

Notícias Mais Visualizadas