sábado, 21 de agosto de 2010

DUAS NOVAS CRECHES EM TIMON

As duas novas creches entregues pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), da Presidência da República e a prefeita Socorro Waquim irão funcionar a partir de setembro com a capacidade de atendimento a 120 crianças com até três anos de idade.


 Serão três turmas de 20 alunos com três professores responsáveis cada uma, sendo um titular e dois auxiliares. As creches contarão com acompanhamento pedagógico, psicopedagógico, pediatria e educação física. Os profissionais fazem parte da rede municipal e possuem habilitação específica na área da educação infantil. O início efetivo das atividades está previsto para as primeiras semanas de setembro.


“O tempo diário que as crianças passarão nas creches é de dez horas, isto é, educação em tempo integral. Para desenvolver esse regime de ensino é necessário bastante planejamento, competência e comprometimento com o bem estar das crianças e a qualidades dos serviços de creches oferecidos pelo serviço público municipal”, defende a prefeita Socorro Waquim. “Vale ressaltar que a finalidade das creches no desenvolvimento inicial nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social das crianças, também leva em conta a realidade da família: pais e mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos”, acrescentou a prefeita.


Enquanto a estrutura das creches conta com salas amplas e arejadas, cozinhas, banheiros adaptados e espaços de socialização, o tipo de educação realizada também será específico. O objetivo primeiro dessa educação é o de socialização da criança, trabalhando com a resolução do egocentrismo, com o simbolizar, o brincar e fantasiar e com o cuidar. Temáticas chaves desse período são as de formação de hábitos saudáveis, como os de higiene, e o desenvolvimento da oralidade, com forte estímulo ao vocabulário.



Localização

A creche Maria Fernandes Assunção está instalada no bairro Mutirão no mesmo espaço onde funciona a Escola Municipal Ney Rodrigues, enquanto que a Creche Daniel do Nascimento Oliveira, fica localizada no bairro Parque Alvorada, próximo ao Campo do Gilmar.

Notícias Mais Visualizadas